Inspirit

project hub

Engajando investidores através de uma jornada alinhada com seus valores.

Aperfeiçoando a experiência do investidor através de um profundo entendimento de sua jornada.
Abordagem
Utilizamos o Service Design Sprint, uma metodologia que mescla a abordagem empática do design com o método Lean Startup.
Meu papel

Como Sprint Master da comunidade Service Design Sprint, gerenciei todo o projeto, coordenando a agenda, os encontros e atividades propostas.

Equipe
Designers: Maurício Gouvea, Camila Santos, Otávio Falcão
Cliente: Lucas Foster, Rafaela Cavalcante, Tatiana Teixeira, Victor Abud
Cenário
Melhorando a experiência do investidor

A ProjectHub, uma das mais inovadoras consultorias criativas do Brasil, é uma rede formada por empreendedores criativos e investidores de impacto, que tem como principal objetivo melhorar a experiência de vida das pessoas.

A ProjectHub vem focando seus esforços para melhorar a experiência do investidor, centralizando as interações em uma plataforma online. A primeira versão foi lançada em outubro de 2014 e, após alguns meses, ficou nítida a necessidade de aprofundar o entendimento da jornada do investidor para que melhorias e novas funcionalidades possam ser implementadas. O desafio ficou definido desta forma.

Desafio

Como podemos melhorar a experiência dos investidores com a ProjectHub, gerando um maior engajamento e com isso facilitar o match entre investidor e projeto?

processo

Desk Research & Time Machine​

O projeto começa com a desk research, que ajuda a alimentar a Time Machine. Esta ferramenta nos ajuda a enxergar as dinâmicas de troca de valor ao longo do tempo (passado, presente e futuro).

Sprint Ethnography

Nesta etapa realizamos entrevistas rápidas – 5 a 10 minutos – com 14 pessoas, afim de captar alguns padrões de comportamento.

As entrevistas foram feitas remotamente. Neste projeto tivemos um grande obstáculo, que foi o recrutamento, por se tratar de um público bastante específico.

Hero Profile

O número menor de entrevistas gerou um volume menor de insights, e por isso, a atividade de affinity não foi suficiente para mapear os heróis (personas).

Neste momento, recorremos às informações dadas pelo Lucas Foster, fundador da Project Hub, que nos auxiliou, trazendo informações importantes, resultado da sua experiência na área e do contato dos investidores com a empresa. 

Somando as informações das entrevistas com as fornecidas pelo Lucas, conseguimos identificar quatro perfis extremos.

In Depth Conversation

Criamos os tópicos para as entrevistas e recrutamos as pessoas utilizando a rede de contatos da Project Hub, que consistia basicamente de prospects e clientes. Pela dificuldade em recrutar e alinhar agendas com os entrevistados dentro do prazo do Sprint, entrevistamos um número de pessoas menor do que o desejado.

Foram entrevistadas seis pessoas. Apesar do baixo número de entrevistas, a qualidade das informações nas entrevistas ajudou bastante, principalmente no mapeamento da jornada do usuário.

Hero Quest

Com base no material coletado nas entrevistas, desenhamos a jornada atual dos heróis, identificando os principais momentos, e também as interações realizadas por cada perfil extremo.

Swap

Na sessão de cocriação estavam presentes oito usuários. As atividades foram divididas em duas etapas.

Na primeira etapa os participantes ajudaram a validar a jornada montada na Hero Quest e na segunda etapa ocorreu a atividade de cocriação propriamente dita.

Foram geradas mais de 140 ideias. Através da análise destas soluções criadas pelos participantes, pudemos identificar os princípios de serviço.

MVS Journey

Montamos a jornada final do usuário com base nas ideias dos usuários que foram trabalhadas pelos designers do projeto, e também soluções criadas pelos designers a partir de ideias dos usuários.

Protótipos

Cientes da dificuldade para recrutar este público, decidimos criar um protótipo que pudesse ser apresentado remotamente.

Para que pudéssemos apresentar e validar a aceitação das soluções, criamos uma pequena história (texto + ilustrações) com um personagem fictício.

Desta forma, conseguimos ajudar o entrevistado a entender melhor o contexto de uso das soluções.

As conversas foram via Skype, e os designers ficavam responsáveis por contar a história enquanto exibiam os slides com as ilustrações.

Documentação Final

Ao final do projeto foi entregue uma planilha contendo os Service Principles (nome do Princípio de Serviço, Descrição e Insight) e o Build Backlog com a lista de soluções recomendadas para implementação.

No Build Backlog, para cada solução apresentada aparecem também as seguintes informações: intenção ligada à esta solução, em qual momento da jornada esta solução se encaixa, a descrição da solução, o insight relacionado, qual a priorização em termos de implementação.

Somado a estas informações também temos três filtros (em que damos notas de 0 a 9): Relevância para o usuário, tempo de implementação e custo de implementação.

Desta forma, a equipe da Project Hub pode manipular esta lista de acordo com seus critérios e avaliar quais soluções desejam implementar primeiro.

Principais Resultados
O projeto impactou no processo de refinamento da plataforma colocando foco no desenvolvimento das soluções mais relevantes.
Identificação dos momentos mais críticos da jornada, permitindo direcionar a criação de soluções para estes momentos.
Essa plataforma beneficiou também os empreendedores, que passaram a publicar informações sobre os projetos de forma mais rápida e prática.
Foram geradas mais de 80 novas ideias durante a sessão de cocriação com os usuários.
Foram cocriadas 35 novas soluções para a plataforma online.